Vitamina D e sua importância para a saúde

vitamina D desempenha um papel essencial no nosso corpo, porque através dele o nosso corpo pode absorver melhor o cálcio e o fósforo que necessitam nossos ossos e prevenir doenças como o raquitismo.

O que é vitamina D?

A vitamina D é apresentado como um micronutriente que, entre muitos outros processos vitais, ajuda a absorção de cálcio a partir da nossa estrutura óssea, a manutenção dos valores estáveis de pressão sanguínea ou a utilização adequada de insulina nas nossas células.

O calciferol , como é conhecido desta vitamina no seu nome científico, pertence ao grupo de gordura – vitaminas solúveis, o que significa que necessita de gorduras para o transporte e é formado a partir de dois pro – vitaminas tais como D3 animais e D2 de origem vegetal.

Graças à acção de radiação ultravioleta recebida do sol, pele estes provitaminas são convertidos em colecalciferol (vitamina D3) e ergocalciferol (vitamina D2). Além disso, no fígado se tornar 25-hidroxicolecalciferol ou calcidiol e, subsequentemente, no rim irá tornar-se 1-25 di-hidroxicolecalciferol ou calcitriol, que é o produto mais activa da vitamina D para aumentar a absorção intestinal de cálcio e fósforo e reabsorção óssea.

A principal fonte de vitamina D é a luz solar. E é isso, uma exposição de dez minutos sobre três ou quatro dias por semana garantirá níveis adequados dessa vitamina em nosso corpo. Outra fonte é encontrada em alimentos como peixe azul, óleo de fígado de peixe, como bacalhau, gema de ovo, margarina, leite e produtos lácteos. A dose diária recomendada é de 5 microgramas, mas após 50 anos é aconselhável aumentar a sua ingestão para 10 microgramas por dia e até 15 microgramas por dia após os 70 anos.

Qual é a função da vitamina D?

A vitamina D encontra muitas funções diferentes no nosso corpo como eles são:

-Promove o crescimento e mineralização dos ossos.

-Poder a absorção intestinal de cálcio . Ao lado do hormônio da paratireóide, essa vitamina é capaz de mobilizar o cálcio do osso e aumentar a reabsorção tubular renal desse mineral.

-Igualmente, fortalece nosso sistema imunológico , sendo muito útil quando se trata de prevenir infecções ou a ameaça de qualquer agente externo.

-Vitamina D intervém na secreção de insulina do pâncreas e também participa na coagulação do sangue.

-Intervenes no crescimento celular e na transmissão de impulsos nervosos para os músculos.

Falta de vitamina D

A falta de vitamina D no organismo poderia causar uma diminuição na capacidade de absorção de cálcio pelo nosso intestino e ativar a glândula paratireóide, que produzirá uma quantidade maior de hormônios desse tipo. Estes últimos atuam na estrutura óssea, liberando sais de cálcio e fósforo. Ao mesmo tempo, atuará no rim, estimulando a perda de fósforo através da própria urina.

Por meio desta reação o organismo poderá estabilizar os níveis de cálcio no sangue, onde será fundamental para o funcionamento imediato dos sistemas que garantam o correto funcionamento de nosso organismo.

Sintomas

Alguns dos sintomas mais proeminentes que denotam a falta de vitamina D são os seguintes:

-Um dos mais notórios é a disposição do nosso organismo a sofrer de doenças respiratórias , uma vez que está provado que a vitamina D é capaz de reduzir a incidência de infecções respiratórias.

-A obesidade também pode ser um sintoma claro de baixos níveis de vitamina D, uma vez que este micronutriente pode ser retido pelo tecido adiposo, a ponto de reduzir sua presença em nosso corpo.

-O humor também pode ser afetado, no sentido de que reduzirá os níveis de serotonina , o hormônio cerebral da felicidade e que aumenta com a exposição à luz solar. Da mesma forma, é possível tender para estados depressivos.

– Ao longo dos anos, nosso corpo não produz tanta vitamina D em resposta à exposição solar, além dos rins serem menos eficientes para converter este micronutriente em sua forma ativa.

-Outro sintoma é a dor óssea por causa da vitamina D, já que a falta dessa vitamina pode causar uma absorção intestinal inadequada desse mineral.

-Excessiva sudorese na área do couro cabeludo é outro dos sintomas mais importantes da falta de vitamina D, devido à irritação neuromuscular que pode ocorrer.

-Os problemas gastrointestinais são comuns, porque a falta desta vitamina pode causar episódios de diarreia intercaladas com prisão de ventre e mostram sensibilidades ao glúten ou lactose, sem nunca celíaca ou intolerância ao leite.

Tratamento para a deficiência de vitamina D

O tratamento para a deficiência de vitamina D requer algumas destas indicações:

-Os suplementos de vitamina D na forma de preparações diárias e também concentrados para levar semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente. Quando esse tratamento não é suficiente, ele pode ser combinado com a ingestão de cálcio. Até que esses níveis sejam regulados, os exames de sangue geralmente são feitos a cada três ou seis meses. Seja como for, deve ser um profissional médico que prescreva esses suplementos.

-Na nossa dieta diária , devemos incluir alimentos como peixe gordo, como arenque, salmão, bem como gemas de ovos, alimentos fortificados e carne em si.

-Para que o corpo sintetize a absorção de vitamina D, a exposição à luz solar será vital para aumentar os níveis deste micronutriente. Esta exposição deve ser controlada e prescrita pelo nosso médico.

Alimentos ricos em vitamina D

Alguns dos alimentos mais importantes ricos em vitamina D são os seguintes:

Um dos alimentos com a quantidade mais elevada de vitamina D é conhecida como bagre ou o peixe-gato, uma vez que 85 gramas deste peixe é capaz de produzir 425 unidades (Ui), que representam uma quantidade não negligenciável de 112,5% Diariamente recomendou vitamina D para um adulto.

-Para cada 100 gramas, o salmão torrados ou cozidos produz 360UI de vitamina D, o que representa para mais de 90% da dose diária recomendada de vitamina D. Em adição a estes gordo cavala e sardinha enlatada em óleo também realçar e fornecer 70% da quantidade recomendada de vitamina D.

-O conservas de atum é também um grande aliado, a tal ponto que 85 gramas deste produto pode conter até a 200 IU, dando -nos a metade das necessidades diárias geradas por este micronutriente.

-outros peixe rico em vitamina D que não se pode ignorar é a enguia, a tal ponto que 100 gramas deste produto irá proporcionar 200 UI de vitamina D , o que se traduz também como 50% da RDA.

‘No entanto, além de peixes gordos, podemos também fazer referência a do ovo inteiro, que fornece 20 UI de vitamina D (representa 6% CDR) e fígado bovino, que por 100 gramas vai trazer 4% do contribuição diária de vitamina D que o nosso corpo precisa.

Após a exposição à luz solar, os cogumelos também apresentam níveis consideráveis ​​de vitamina D, embora a dose de vitamina D nesses casos seja menor.

– Os óleos de fígado de peixe como o bacalhau não são insignificantes , capazes de oferecer 360% da quantidade desta vitamina recomendada.

– Outros alimentos são representados em ostras, cereais, creme, manteiga, margarina.

E você toma a dose recomendada de vitamina D ?

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