Controle os seus hábitos alimentares

Para começar, certifique-se de que revê as suas exigências diárias de calorias. Por causa da atividade física reduzida, as suas exigências de calorias também vão ser limitadas. Recalcule as suas necessidades, e ajuste consequentemente os seus objetivos de perda de peso.

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Cumpra os planos de refeições

É fácil sucumbir à tentação e comer demasiado. Para ter a certeza de que pode apreciar a estação festiva mantendo o peso, faça o seguinte:

Quando for a um festejo nunca vá com fome. Cumpra o regime das 3-4 refeições diárias de modo a que o seu corpo o proteja automaticamente reduzindo a fome no fim do dia. Divirta-se. Não há nada de errado com uma transgressão aqui ou a li, mas não abuse. Tenha prazer, mas tenha cuidado com as quantidades dos pratos. Comendo porções pequenas não ajuda apenas a manter as suas calorias na ordem, mas poderá também apreciar melhor os alimentos sem comer demasiado.

Adote receitas “quentes”

No plano diário de refeições, inclua mais sopas e outros pratos quentes – além da regulação da temperatura do corpo, poderá apreciar as refeições sem ganhar peso.

Evite Alimentos de “conforto”

Recorde-se que os apetites por “açúcar” acontecem devido a um desequilíbrio dos níveis de açúcar de sangue. Se eliminar uma refeição ou não estiver a comer suficientemente, o seu corpo pode começar a ficar faminto por alimentos de elevado teor em açúcar tais como chocolates e outros alimentos prejudiciais. Além disso, o tempo frio também faz impulsionar a necessidade do corpo procurar energia instantânea.

Resista às tentações, e concentre-se em substituir produtos açucarados e hidratos de carbono processados, por grãos completos como o pão integral, o arroz integral, farinha integral e outros cereais integrais pois todos estes alimentos ajudam a equilibrar os níveis de açúcar do sangue.

Exercício ligeiro

Vamos falar claramente – é quase impossível comer menos durante a época festiva. Para afastar as calorias extra, recomenda-se que inclua alguns exercícios simples na sua rotina diária, para ter a certeza de que o peso extra seja tratado antes que apareça na sua linha de cintura.

Os iniciados devem seguir a sugestão de aquecimento dada mais acima neste artigo – controlar a temperatura do corpo a fim de impedir que o seu metabolismo se reduza. Porém, se for habitualmente activo, ou mesmo moderadamente activo, pode necessitar de escolher alguns exercícios extra para o tempo em que vai estar parado em casa.

Dependendo de seu nível de actividade, deve utilizar um ou mais dos seguintes artigos:

  • Uma corda para saltar
  • Um tapete de exercícios
  • Uma bola medicinal
  • Pesos
  • Bicicleta estática

Isto pode parecer-lhe exagerado para uma época do ano tão ocupada, mas não necessita de mais que 15 ou 20 minutos por dia, alguns dias por semana para manter uma habituação de exercícios simples que ajude o seu corpo a:

  • queimar as calorias excessivas que consumiu
  • impulsionar o seu metabolismo para inverter o efeito do tempo frio

Pessoalmente, de todos os artigos para exercícios na lista acima, prefiro a bicicleta porque me agrada fazer movimentos todos os dias logo de manhã. Com efeito, uma bicicleta pode ajudar a queimar as calorias exageradas consumidas na noite anterior, ou pelo menos fazer a sua taxa metabólica manterse no seu nível saudável normal.

Uma outra sugestão (pequena mas importante) consiste em começar a adoptar o hábito de fazer uma caminhada após uma refeição maior. É melhor se for feito em grupo, e além do tempo agradável que passar, ajudará também o seu corpo a digerir melhor os alimentos e queimar as calorias.

Lembre-se que a estação festiva tem um significado colectivo de confraternização e lazer com a família, mas não precisa comprometer os seus objetivos neste processo de perda de peso.

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